Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tenho direito de receber pensão por morte com outro benefício sem que haja redução no valor dos benefícios?

Publicado por Fernanda Duarte
há 4 anos

Entre os dependentes do segurado, foi previsto aplicação da regra de acumulação apenas para cônjuge ou companheiro (a) que recebe aposentadoria ou pensão por morte de outro regime previdenciário. Neste caso, o benefício mais vantajoso será pago de forma integral e ao outro benefício será aplicado as faixas de desconto.

Vale mencionar que não haverá desconto quando o valor do benefício for de 1 salário-mínimo. Somente se for superior que a faixa de desconto será aplicada de forma progressiva, assim como é feito no imposto de renda.

Quanto aos demais dependentes, não há óbice algum em receber de forma integral. Por exemplo, filho inválido que recebe pensão por morte em razão do falecimento do pai poderá receber outra pensão por morte se a mãe vier a falecer. Aqui não haverá redução alguma no valor dos benefícios, ou seja, receberá o valor total de cada pensão.

Por causa dessa regra de acumulação, é muito importante que cônjuge/companheiro (a) fique atento quanto à data de óbito do segurado. Isso se deve ao fato de que se faleceu até 13/11/2019, não há vedação em receber os benefícios de forma integral. Apenas para óbitos ocorridos depois desta data que será observado a regra de acumulação.

Confira também:

Você teve pensão por morte negada sob alegação de a invalidez ter ocorrido após 21 anos ou a emancipação?

É possível cadastrar previamente dependente no INSS?

02 casos que garantem ao ex-cônjuge/companheiro (a) direito à pensão por morte

Quem tem direito à pensão por morte?

Saiba quanto receberá de pensão por morte?

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações24
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações169
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tenho-direito-de-receber-pensao-por-morte-com-outro-beneficio-sem-que-haja-reducao-no-valor-dos-beneficios/833774048

Informações relacionadas

Fernanda Duarte, Advogado
Artigoshá 4 anos

Saiba quanto receberá de pensão por morte?

Fernanda Duarte, Advogado
Artigoshá 4 anos

É possível cadastrar previamente dependente no INSS?

Petição Inicial - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9)

Petição Inicial - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9)

Petição Inicial - TJSP - Ação Concessão de Pensão por Morte Previdenciário Ncessão de Pensão por Morte Previdenciário Ncessão de Pensão por Morte Previdenciário , com Amparo - Procedimento Comum Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)